Skin de Barra

Skin de Cabeçalho

CAD (Externo)

O ambiente externo do CAD é reservado para submissão e controle de Jobs (tarefas) a serem enviadas para enfileiramento e posteriormente execução dentro dos recursos do cluster. Os sistemas de gerenciamento dos computadores que compõe o Cluster Catastronomy distribuirão as tarefas, trabalhando em conjunto na execução de cálculos que demandam alto poder de processamento. Cada computador no cluster é denominado nó (node). Dentre os nós, existe aquele responsável pelo gerenciamento do cluster, chamado de head node. Os demais nós, que são efetivamente os que são utilizados para rodar os cálculos, são denominados nós escravos ou compute nodes.

O Cluster Catastronomy funciona de forma ligeiramente diferente dos cluster convencionais, pois, seu módulo principal pode se comportar como um conjunto de mestre e escravos, ou assumir toda a tarefa de gerenciamento, como se fosse um único grande nó mestre que redireciona as tarefas para os outros módulos de acordo com as características ou necessidades das tarefas.

Essa é uma característica importante, pois, alguns processos podem funcionar melhor se atribuídos ao módulo de gerenciamento gráfico (GPU-Node). Além disso, a carga das tarefas é distribuída de forma inteligente, garantindo que a capacidade computacional seja adaptável as respectivas necessidades situacionais. Todo o ambiente está interconectado através de redes de 1000 Mbps ou portas PCI-E.

A performance teórica do cluster ainda será avaliada durante o funcionamento e testes de desempenho.

CAD (Interno)

O ambiente interno do CAD se destina à administração do Cluster Catastronomy e funciona basicamente através da criação e disponibilização de credenciais de acesso aos gestores. A infraestrutura destinada a esse ambiente é composta pelo próprio cluster, somado a computadores de apoio herdados do projeto anterior. Estruturalmente falando, se baseia em 1 cluster multitarefa enfileirado em rack, 1 módulo de gerenciamento datacenter, 1 módulo de gerenciamento de GPU, 1 módulo de gerenciamento de rede e diversos nós escravos.

Em suma, a primeira fase do Cluster Catastronomy, após completamente implementado, terá uma estrutura que reúne 72 núcleos e 144 Threads, cerca de 256 GB de memória RAM e 17 TB de armazenamento físico.